Programação

Vai haver tradução simultanea em algumas sessões

Usa este link para oferecer ou procurar boleia para a Acampada em Defesa do Barroso.

 

Quinta, 10 de Agosto

Manhã

Boas-vindas e acolhimento dos campistas. Chegada das participantes, orientações gerais sobre o funcionamento e disposição do espaço.

Tarde

Conversa: O que se passa no Barroso? Atualização sobre os últimos acontecimentos no Barroso e conversa sobre os caminhos que pretendemos trilhar daqui para a frente.

Noite

Apresentação do resultado da Residência Artística “Sementes de Vida”. Os e as artistas convidadas pelas nossas amigas da’A SACHOLA apresentam as obras desenvolvidas na Residência que acontece uns dias antes do Acampamento.

Concerto de Concertinas A música regional embala-nos para a primeira noite debaixo das estrelas de Covas do Barroso.

Sexta, 11 de Agosto

Manhã

Caminhada. Habitantes da aldeia conduzem-nos pelos caminhos menos percorridos, e mais belos, que unem as aldeias de Covas do Barroso, Romainho e Muro. Inclui visita à Igreja Matriz de Covas.

Tarde

Conversa: Um outro fim do mundo é possível (15h – 17h). Esta conversa é para atingir-te no estômago, plantar sementes e levantar perguntas difíceis sobre um presente insustentável e os futuros que dele virão, e abrir caminhos interiores que incomodam e nos levam à ação.

Projeção do filme “All We Have is Us” (18h – 19h30). Projeção de um documentário que explora as ramificações da suposta “mineração verde” no Chile e na Sérvia. Filme com legendas em inglês. Conversa final com a presença dos realizadores. Conversa final com tradução simultânea, equipamento e apoio providenciado pelo [bla…]

Noite

Concerto Farpas

 

Sábado, 12 de Agosto

Manhã

Encontro Nacional de Movimentos Anti-mineração. Reunimos as experiências, sabedoria e curiosidade de movimentos aliados e amigos que lutam com o objetivo de derrotar os projetos megalómanos que ameaçam os nossos territórios e comunidades.

Tarde

Treino para Ações. O coletivo alemão Skills For Action irá ensinar algumas táticas para defender os territórios ameaçados por megaprojetos. Quando quebramos as leis, quais as estratégias que pudemos usar para resistir, tomar decisões, construir confiança e resistir à repressão? Eis alguns dos temas que irão cobrir.

Com tradução simultanea, equipamento e apoio providenciado pelo [bla…]

Noite

Concerto: Edgar Valente e Coro dos Anjos

Espetáculo de Marionetas Subersiv@s. Um espetáculo de marionetas realizado por Trécola Producións

Domingo, 13 de Agosto

Manhã

Mesa-Redonda: Resistências a Mega-Projetos. Aprendemos com “The Right to Say No”, com “APIIDTT” (Asamblea de los pueblos indígenas del istmo en defensa de la tierra y el territorio) e com membros da resistência às minas em Hambi e Lützerath como as comunidades podem e devem ter voz na defesa do seu património ecológico e social. Conversa em diferentes línguas.

Com tradução simultanea, equipamento e apoio providenciado pelo [bla…]

Tarde e Noite

Festa do Emigrante. Junta-te à festa que comemora o regresso dos e das filhas da terra que partiram em busca de uma vida diferente. Inclui jogos populares, adequados para adultos e crianças, animação musical, atuação do Rancho e comida.

 

Segunda, 14 de Agosto

Manhã

Encontro Tecer Redes. Ativistas de diversas regiões e lutas organizam-se de forma interseccional para fortalecer alianças, criar laços de entreajuda e solidariedade.

Romainho

Tarde

Tarde com atividades por anunciar.

Projeção do filme “Os Cantos dos Baldios (18h – 19h30). Um documentário sobre a história da espoliação dos baldios contada pelo povo das serras do Caramulo, onde a memória de um tempo onde as comunidades se construíam numa percepção colectiva do território que as envolvia está ainda viva.

Noite

Concertos Folk Punk

 SÆTAS

SHARP KNIVES

DJSet:

Munay

 

 

Terça, 15 de Agosto

Manhã

Preparação ação

Tarde

Ação final

Noite

DJSet:

Aloevulgaris